terça-feira, 31 de maio de 2011

MINHAS VIAGENS

 OS GEISERES NO DESERTO DE ATACAMA


MINHAS VIAGENS ,MEUS SONHOS Quantas vezes,em meio ao trânsito congestionado,nós, em "flashs" de devaneios não nos surpreendemos em viagens a lugares tão distantes e românticos,onde falávamos a língua nativa com tanta fluência que nem dávamos conta que tudo não passava apenas de um afago ao ego para que pudéssemos continuar sobrevivendo na realidade do cotidiano.Um vez posentado dei inicio ao meu sonho.A maioria das vezes um viajante solitario descobri que o mundo é povoado de sonhadores como eu que estao girando pelo mundo a procura do Shangila.Apos viajar por mais de 16 paises me encorajei e decidi escrever minhas experiencias.Neste artigo,faço um convite a você para que me acompanhe em minhas viagens e aproveite ao máximo assim como eu o fiz.   

                                 Dentro do onibus sobre a ponte de Westminster vendo o Tamisa
Portofino,uma rua famosa em Londres por seus brechos "trash chic",hoje desviou de seu objetivo e se tornou uma rua de antiquarios e lojas de "marca" onde eles enfiam a faca nos turistas.
                               Monumento aos animais nas guerras...Entre o Marble Arch e Hyde Park

A PRIMEIRA VÊZ...TRAUMÁTICA
A primeira vez que estive em Londres(1998) realmente foi uma experiência traumática. Sozinho,falando um inglês horrível,sem ao menos haver reservado uma vaga no hotel,com todas aquelas pessoas andando apressadamente sem prestar atenção em você,senti meu coração saltando para fora (Baticuore). Do aeroporto de Gatwick até londres (uma viagem de apenas 40 quilômetros)achei que não iria conseguir.Cheguei a pensar na possibilidade de dormir por alí.
O avião chegou às 8:30 hs no aéroporto e eu cheguei em Londres às 14:00 hs.
Minha maior preocupação era encontrar um lugar para dormir.Saí desesperado à procura de um hotel e andei por todo o bairro.Para dificultar ninguém gosta de alugar quartos para solteiros porque uma única pessoa ocupa sozinha o quarto.Anoitecendo...Ja pensando na possíbilidade de dormir na Victoria Station, (Estação ferroviária)para lá retornei.Foi então que,andando pelo interior da enorme estação,descobri que havia uma Londres que estava pronta para me receber e eu nem havia percebido.Restaurantes,MacDonalds,agência de viagens,guarda volumes,lavanderia, banheiros para se tomar banho e até uma agência de reserva para hotéis de todos os padrões.
A partir daí,já relaxado,comecei a proveitar realmente minha viagem
Apos ter vivido por quase um ano ali deixei para tras um filho que se casou por la e muita saudade e odio.Saudade porque realmente e uma cidade com muitos recursos (tive um infarto là e recebi toda a assistencia necessària graças à cidadania italiana)
Variava todos os dias de restaurante. Cada dia comia em um resteurante de um pais diferente(Tailandes,Vietnamita,indiano,àrabe,paquistanes,brasileiro(tinha coxinha,feijoada,pastèis)
Embaixo do prèdio do consulado todos os dias vem uma brasileira com um carrinho de feira cheio de coxinhas.As vezes eu ia la so para isso.
Vagava pelas ruas da "city" como se estivesse em Sao Paulo.Pegava o tube,o DLR (Um trenzinho que sai da Tower Gateway na estacao Tower Bridge do metro)e me aventurava pela grande Londres (Sutton,Becketon,Stratford,Canary wharf,willesden Junction,Wandsworth,Brixton,Soho,etc...,)


veneza



                                 Vista de Veneza tirada do Campanile na praca de Sao Marcos
                                                        Passeio nos Alpes Veneziano                                                                                                                                                                                    
                                                              Treviso tranquila e racista
Veneza é uma cidade que está sempre cheia de gente.Tirando os dias de inverno mais frios,os turistas estão sempre circulando pelas suas ruelas e canais e não aconselho àqueles que vão pela primeira vez a irem nos dias de festas (Carnaval,Dia de São Marcos,Festa del Redentore,Festival Internacional de Cinema e a Regata storica. Nestes dias a cidade se torna intransitável e não se tem condições de ver com tranquilidade as principais atrações.Veneza no século XIX tinha uma população de 200.000 habitantes ,hora não ultrapassa os 90.000.Seus habitantes ou migraram para outras partes do mundo (Estados Unidos,Argentina ,Brasil e Venezuela)ou então se mudaram para o continente na cidade de Mestre onde se está a salvo das enchentes.Cidade romântica por excelência com suas gôndolas,seus vaporettos e traghettos por si só é uma atração.Se voce não tiver muitos dias para permanecer alí simplesmente ande pelas ruelas ,se perca nos becos sem saída e cruze os canais em suas românticas pontes.Ir a Veneza e não andar pelo menos uma vez de gôndola seria como ir a Roma e não ver o Vaticano. Apesar de caro você merece este prazer.
As atrações mais famosas são a Ponte de Rialto,a Praça San Marco (Onde fica a Basílica di San Marco.o Palácio Ducal,a ponte dos Suspiros e o Campanile,uma torre onde se tem uma visão panorâmica da cidade.
GALLERIA DELL'ACCADEMIA:Pinacoteca que expoe quadros do século XIII até o século XVIII de pintores famosos como Tintoretto,Ticiano,Bellini,etc.... Este museu mostra atravez de seus quadros a potencia econômica que foi Veneza e seus Dodges.
COMO IR: Pegar o vaporetto (linha 1 ou 82) e descer na Accademia.
COLEÇÃO PEGGY GUGGENHEIM: Um dos museus mais visitados de Veneza que possui obras de arte do século XX de artistas como Picasso,Kandisky,Giacometti,Salvador Dalí,Chagall,Mirò etc...
Este museu foi organizado pela milionária excêntrica americana que se naturalizou italiana e morou naquele palácio até seus ultimos dias.Conhecida pela sua excentricidade,ela enterrava seus cães no jardim do palácio e mandava construir túmulos para eles.
COMO CHEGAR:Pegue o Vaporetto (linhas 1 ou 82)desça na Accademia,de a volta na Galleria dell'Accadwemia e vá perguntando porque se deve atravessar uma ponte (existem placas indicando)

AS ILHAS FAMOSAS

TORCELLO ,uma das ilhas da laguna mais conhecida porque possui a igreja mais antiga de Veneza.Para quem gosta de História vale a pena.

MURANO , conhecida mundialemente pelas suas fábricas de cristais .Alí se pode comprar obras de arte por preços acessíveis. São tão copiadas no mundo todo que não é permitido tirar fotos e nem filmar sem a autorização dos proprietários.

BURANO: Famosa pelas suas rendas,verdadeiras obras de arte que compete com Bruges e região na Bélgica.

LIDO: Una ilha balneário,com suas praias frequentada pelos moradores de Veneza e Mestre.As atrações são as praias e para percorre-las alugue uma bicicleta de um até quatro lugares e pedale com ânimo.Ótimo lugar para se conhecer seus moradores e bater papo.

JESOLO: Jessolo,dista mais ou menos uns 20 km. de Veneza.Lugar muito badalado no verão pelos Alemãos e austríacos,cuja avenida principal é fechada à noite só se permitindo o trânsito de pedestres.Muita gente bonita ,ótimas pizzarias e muita alegria. Os hotéis alí são tão caros quanto os de Veneza
COMO CHEGAR: Pegar o vaporetto para Punta Sabbione e ali pegar um ônibus para Lido Jesolo passando por Cavallino.

                                                            Paris, Montmartre
                                                              Paris, Le Toullerie
                                                                     O Louvre

PARIS
Assim como em Londres onde seus habitantes acham que temos obrigação de falar inglês,também em Paris os Parisienses acham que temos que falar francês.Paris só pela sua arquitetura e pelos seu momumentos já vale a pena uma visita,mas ela tem muito mais a oferecer,além de nos identificarmos mais com esta cultura pelo fato de sermos todos de cultura latina.
Paris por si só é a atração tendo em vista que por muitos anos ela foi o centro cultural do mundo.Os maiores escritores,escultores ,pintores,
do século XX viveram,amaram e,principalmente, se enriqueceram alí.
Estilistas, ditatorialmente ditavam a moda e faziam com que garotas do interior de países distantes se esforçassem para parecerem com uma verdadeira dama francesa.Hoje a cidade em função da globalização e do fim do colonialismo após De Gaulle é uma verdadeira babilônia.
Todos os dias entram clandestinos do Senegal, Mauritania,Argélia,Indochina, enfim todos aqueles povos que foram obrigados a aprender francês nas escolas por imposição do colonizador hoje se beneficiam e procuram emprego por toda a França.
Frequentemente se vê a policia (sûreté) perseguindo imigrantes ilegais pelas ruas pegos em flagrante vendendo bugigangas pelas ruas.
Os portuguêses começaram a chegar em massas na década de 50 e hoje seus descendentes são comerciantes bem sucedidos e integrados na sociedade francesa.
Com todo este irrefutável cadinho a população parisiense antes adiabática a qualquer cultura exótica hoje se mostra mais acessível.
Conhecer Paris é fácil com suas linhas de metrô que cortam Paris há mais de 100 anos.Basta comprar um bilhete para quantos dias se deseja permanecer na cidade e "voilà!".
LOCAIS IMPERDÍVEIS:
TORRE EIFFEL: Construida em 1889 para a Feira Mundial,foi motivo de controvérsias entre os intelectuais.É melhor ser vista de longe já que a sua unica qualidade é a vista que nos proporciona,nos dando uma distante e irreal visão da cidade,o que vai contra nosso objetivo que é o de contactar o ser humano e sentir o cotidiano do povo em si.
COMO CHEGAR:Descer na estação do metrô Trocadero,Bir-Hakeim ou École Militaire.Se for de ônibus (RER) descer no Champs-de-mars.
ARCO DO TRIUNFO: Construido para comemorar as vitórias de Napoleão é um monumento que é coberto por muitas obras de arte que vale a pena ser vista,como por exêmplo a Marsellaise de Rude.
Para subir existe um elevador ou pode se ir pelas escadas,de onde se pode ter uma vista deslumbrante vista de toda a extensão da Avenida Champs Elysées até o Museu de Louvre. Se pode ver a Place de la Concorde com seu obelisco egípcio (roubado por Napoleão durante as campanhas de conquista) e o Jardim de Tuileries com suas cadeiras em volta do chafariz para se descançar após a longa caminhada através da Champs Elysées.
Do Arco do Triunfo,desça pela Champs Elysées para admirar os seus restaurantes com suas típicas mesas do lado de fora onde aspessoas se sentam para ver e serem vistos. Tome um cafezinho para restabelecer as energias.
Nesta avenida e seus arredores existem lojas de grifes famosas como a Sephora especializada perfumes de todo o mundo.Lojas de discos onde se pode encontrar desde uma gravação do Cabo Verde na Africa até os barulhentos conjuntos de rock "heavy metal".No fim da avenida tem a praça da Concordia e depois o jardim Tuileries onde se pode admirar seu paisagismo do século XVII e suas estátuas.Refeito , dirija se ao museu de Louvre ,um antigo palacio real tão grande e com tantos despojos de guerra ,rapinados a exemplo do Britsh Museum ,dos povos conquistados que para ver tudo,parando um minuto em cada objeto se levará no mínimo 2 anos. A pirâmida de vidro construida recentemente contrasta com o estilo clássico do palácio,provocando rejeição dos tradicionalistas.
ILE DE LA CITÉ : O centro de Paris (uma ilha do Rio Sena) é o mais famoso lugar do mundo para se apreciar suas ruazinhas com seus restaurantes típicos,suas livrarias,marchant de obras de arte ,ateliê de artistas plásticos e tudo que se relaciona com a arte em geral.
Caminhar pela Boulevard Saint Germain,visitar a Catedral de NOTRE-DAME com seu estilo gótico.
Esta igreja foi iniciada em 1163 e terminada no século XIV ,fazendo por isso parte integrante da hitória de Paris e da França. Alí foi coroado Napoleão.Vale a pena visitar pelos seus portais,quadros e vitrais que contam histórias biblicas(muitas obras primas)Para se ter uma bela visão do centro de Paris deve se para mais ou menos 6 dólares e subir uma escadaria de 387 degraus.
MUSÉE D'ORSAY : Uma pinacoteca de se extasiar com obras impressionistas,pós impressionismo,realismo e art nouveaux.Local imperdível.
COMO CHEGAR: Estação do metrô Solférino
CEMITÉRIO DE PÈRE-LACHAISE: Vale a pena visita-lo ,pois está repleto de obras de arte nos túmulos além de se conhecer onde pessoas famosas como,Molière. Ingres,Balzac,Chopin,Bizet,Oscar Wilde,SarahBernhard,Proust,Modigliani,Apollinaire,Edit Piaf, estão enterradas.
Para os consumistas uma visita às GALERIES LAFAYETTE NA 40,BD.hAUSSMAN,no metrô Havre-Coumartin. A Printemps que está localizada bem próximo. A maior de todas é a Samaritaine,na 19,rue de la Monnaie.Alí tem um restaurante que não é muito caro e possui ainda um ponto de observação (PANORAMA) onde se pode ter uma vista exemplar de Paris de Graça (O que é raro em Paris)
à noite se tiver um dinheirinho sobrando vá assistir os shows do MOULIN ROUGE, do LIDO ou do CRAZY HORSE SALOON.
VERSAILLES: Enorme palácio real, que levou mais de 50 anos para ser construido,onde se pode visitar os aposentos reais e o famoso Salão de espelhos,onde foi assinado o fim da primeira guerra mundial.Fora existe um jardim com os palacetes de Trianon,construidos a pedido de Maria Antonieta para receber e divertir seus hóspedes
Muitas coisas ficaram sem serem vistas,mas o tempo é curto. Vamos para Veneza




O VÊNETO

A região do Veneto está situada no nordeste da Itália,cuja capital logicamente è Veneza.
Habitada deste 5000 anos antes de cristo por um povo indo-europeu,talvêz proveniente da Russia.
A história do Vêneto é rica , cujo primeiro registro foi escrito por Homero que os cita como aliados do Troianos(famosos pela criação de cavalos)
Passagem obrigatória para a conquista da penísula italiana,foi palco de muitas invasões.
Romanos,hunos,lombardos,etc...passaram por aqui.
Na idade média (697 d.c)Veneza inicia a caminhada para a glória,chegando a dominar o mar Mediterrâneo e atingindo sua maior extensão territorial no final do século xv
Em 1797 Napoleão invade a região e Veneza deixa de existir como pais livre.
Em 1866 é consumada a unificação com a Itália da qual faz parte.
Em razão desta rica história até hoje uma parcela da população é xenófoba,não aceitando a presença de Roma participando de vários pequenos partidos políticos tais como,Lega Nord,Lega Padana,Veneto Libero,etc..
Suas principais cidades são:Rovigo,Verona,Pádova,Belluno, e Treviso.
Toda esta região está situada na chamada pianura Padana
Treviso a capital do território denominado Marca Tregiana,está situado ao norte de Veneza e é a região onde moramos.

Geografia política

Atualmente a região é habitada por um povo velho cujos filhos alcançaram o bem estar social e não querem ter filhos.Em consequência disto a região foi invadida por sulamericanos,(Argentinos e brasileiros)povos do norte da àfrica, (marroquinos,tunisianos,senegaleses etc...)
e dos antigos países da cortina de ferro (Romenos,russos,ucranianos ,etc...)chamados genericamento de povos eslavos)
Todos estes povos são considerados estrangeiros pelos nativos (mesmo com a cidadania)e são tratados por uma parcela da população local com desdém e ciúme por estarem tomando os postos de trabalho deles.A grande maioria dos xenófobos são compostas por pessoa sem estudo e que almejam ocupar o mesmo posto de trabalho dos imigrantes.
Os imigrantes levam vantagem porque estão sempre dispostos a fazer hora extra e chegam a trabalhar até 12 horas por dia para enviar dinheiro para a família no exterior.

O TURISMO

Região industrialmente desenvolvida e tradicionalmente uma das mais famosas produtora de vinhos do mundo (Prosecco,verduzzo dorato,pinot grigio (vinhos brancos)e Merlot,cabernet,raboso(vinhos tintos)carro chefe do agro turismo.
Possui cidades ainda (na parte velha)com todas as características medievais (portões,muros e casas magistralmente conservadas).Como exemplo podemos citar cidades como Portobufolè,Oderzo,Conegliano,Castelfranco,Roncade,onde todas conservam ainda traços da idade média,orgulhosamente conservadas . 




Oderzo

Cidade onde moramos,dividida em fraçõe (Camino,Colfrancui,Faè,Fratta,Piavon (nosso bairro)e Rustignè.
Região conhecida como região do legno(muitas fábricas de móveis)exporta móveis para toda a Europa.Cidade muito limpa,cujo centro histório mais parece um shopping onde até as quitandas são artisticamente decoradas.Povo muito hospitaleiro (com exceção dos xenófobos)Por ser uma região muito plana se pode fazer turismo em bicicleta.No verão a temperatura atinge 30 graus e no inverno menos 10,por isso é considerada uma região de clima ameno (bruuu,menos para os brasileiros).
A regiao de Oderzo é desenvolvida e merece ser visitada,principalmente por quem descende de vènetos,cujos avos sao "oriundi" dali.
Por toda a regiao sao realizadas as quermeses (sagras)nas paroquias dos bairros onde fatalmente voce vai comer as polentas com costela de porco (costini)e beber muito vinho.
No bairro de Busco,existe uma cervejaria artesanal chamada San Gabriele onde se pode beber vàrios tipos de cerveja de qualidade(artesanal) onde no inverno è um dos poucos lugares onde o povo frequenta.









Um comentário:

  1. You are so lucky to have the chance to visit all these marvelous places! Congratulations, despite of every problem you encountered. I am sure it was worth!

    ResponderExcluir