
.jpg)
>









O VÊNETO
A região do Veneto está situada no nordeste da Itália,cuja capital logicamente è Veneza.
Habitada deste 5000 anos antes de cristo por um povo indo-europeu,talvêz proveniente da Russia.
A história do Vêneto é rica , cujo primeiro registro foi escrito por Homero que os cita como aliados do Troianos(famosos pela criação de cavalos)
Passagem obrigatória para a conquista da penísula italiana,foi palco de muitas invasões.
Romanos,hunos,lombardos,etc...passaram por aqui.
Na idade média (697 d.c)Veneza inicia a caminhada para a glória,chegando a dominar o mar Mediterrâneo e atingindo sua maior extensão territorial no final do século xv
Em 1797 Napoleão invade a região e Veneza deixa de existir como pais livre.
Em 1866 é consumada a unificação com a Itália da qual faz parte.
Em razão desta rica história até hoje uma parcela da população é xenófoba,não aceitando a presença de Roma participando de vários pequenos partidos políticos tais como,Lega Nord,Lega Padana,Veneto Libero,etc..
Suas principais cidades são:Rovigo,Verona,Pádova,Belluno, e Treviso.
Toda esta região está situada na chamada pianura Padana
Treviso a capital do território denominado Marca Tregiana,está situado ao norte de Veneza e é a região onde moramos.
Geografia política
Atualmente a região é habitada por um povo velho cujos filhos alcançaram o bem estar social e não querem ter filhos.Em consequência disto a região foi invadida por sulamericanos,(Argentinos e brasileiros)povos do norte da àfrica, (marroquinos,tunisianos,senegaleses etc...)

e dos antigos países da cortina de ferro (Romenos,russos,ucranianos ,etc...)chamados genericamento de povos eslavos)
Todos estes povos são considerados estrangeiros pelos nativos (mesmo com a cidadania)e são tratados por uma parcela da população local com desdém e ciúme por estarem tomando os postos de trabalho deles.A grande maioria dos xenófobos são compostas por pessoa sem estudo e que almejam ocupar o mesmo posto de trabalho dos imigrantes.
Os imigrantes levam vantagem porque estão sempre dispostos a fazer hora extra e chegam a trabalhar até 12 horas por dia para enviar dinheiro para a família no exterior.
O TURISMO
Região industrialmente desenvolvida e tradicionalmente uma das mais famosas produtora de vinhos do mundo (Prosecco,verduzzo dorato,pinot grigio (vinhos brancos)e Merlot,cabernet,raboso(vinhos tintos)carro chefe do agro turismo.
Possui cidades ainda (na parte velha)com todas as características medievais (portões,muros e casas magistralmente conservadas).Como exemplo podemos citar cidades como Portobufolè,Oderzo,Conegliano,Castelfranco,Roncade,onde todas conservam ainda traços da idade média,orgulhosamente conservadas
.jpg)

Oderzo
Cidade onde moramos,dividida em fraçõe (Camino,Colfrancui,Faè,Fratta,Piavon (nosso bairro)e Rustignè.
Região conhecida como região do legno(muitas fábricas de móveis)exporta móveis para toda a Europa.Cidade muito limpa,cujo centro histório mais parece um shopping onde até as quitandas são artisticamente decoradas.Povo muito hospitaleiro (com exceção dos xenófobos)Por ser uma região muito plana se pode fazer turismo em bicicleta.No verão a temperatura atinge 30 graus e no inverno menos 10,por isso é considerada uma região de clima ameno (bruuu,menos para os brasileiros).
A regiao de Oderzo é desenvolvida e merece ser visitada,principalmente por quem descende de vènetos,cujos avos sao "oriundi" dali.
Por toda a regiao sao realizadas as quermeses (sagras)nas paroquias dos bairros onde fatalmente voce vai comer as polentas com costela de porco (costini)e beber muito vinho.
No bairro de Busco,existe uma cervejaria artesanal chamada San Gabriele onde se pode beber vàrios tipos de cerveja de qualidade onde no inverno è um dos poucos lugares onde o povo frequenta.




Nenhum comentário:
Postar um comentário